sexta-feira, 25 de abril de 2008

SOBRE DILATAÇÃO TP E PN - PRIMEIRA PARTE

Parto

Chama-se parto o processo de nascimento do bebê. Mulheres bem orientadas sobre esse momento tão importante de suas vidas, dão a luz com muito mais tranqüilidade e alegria.
Quantos meses demora a gestação?
Uma gestação completa tem 40 semanas aproximadamente. Considera-se normal um retardo de até 15 dias. Os bebês que nascem antes de 37 semanas são considerados prematuros.

Como é o trabalho de parto?

O parto normal tem três fases:

1. Dilatação - é o período mais demorado. Tem início quando se iniciam as contrações ritmadas que promovem a abertura da parte inferior do útero e vai até o momento da expulsão do bebê. Para as primíparas (gestantes do primeiro filho), essa fase pode durar de algumas horas.

2. Nascimento - é o momento mais trabalhoso para a mãe e para a criança. Inicia-se quando a dilatação do colo do útero atinge de 10 a 12 centímetros, de modo que a abertura do canal seja suficiente para a passagem da cabeça do bebê. As contrações tornam-se muito fortes e, em conjunto com o esforço da mãe, impulsionam a criança para fora.

3. Expulsão da placenta - após o alívio da expulsão do nenê, há uma fase rápida que em que o útero se contrai ainda uma vez para expulsar a placenta, que se destaca da sua parede. Há sangramento dos vasos que a alimentavam, mas as próprias fibras musculares se contraem e estancam o sangue.

Como saber a hora de ir ao hospital?

A partir da 38ª semana, a gestante deve estar alerta para os primeiros sinais de dilatação do colo do útero. As contrações tornam-se ritmadas e bem definidas. Quando estiverem com intervalo de dez minutos, é hora de ir para o hospital. Lá a futura mamãe passará por um exame de colo de útero, para que o obstetra possa avaliar a abertura do canal, e será preparada para ser levada à sala de parto.

Como são, exatamente, as contrações ?

Durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas, a mulher sente contrações esporádicas, caracterizadas pelo enrijecimento da barriga. Elas se diferenciam das contrações de trabalho de parto, porque estas são ritmadas, acontecem a intervalos regulares e tornam-se cada vez mais fortes. Começam lentamente, com duração aproximada de 30 segundos a cada meia hora. A dor vai chegando aos poucos, atinge o auge e diminui. Esse ritmo se acelera até o momento do parto.


Há sangramento durante as contrações?

No início do período da dilatação, ocorre a saída normal do tampão do muco que fecha o útero. Em geral, depois de algumas horas, rompe-se a bolsa de água. Se a gestante ainda não estiver no hospital, deve dirigir-se imediatamente para lá. Um sangramento escasso poderá indicar que está próxima a hora de o bebê nascer. Se houver sangramento intenso, trata-se de uma emergência e o médico deve ser avisado imediatamente.
Fim de gestação é sempre um período de ansiedade para a futura mamãe. Em caso de dúvida, não hesite em ir para o hospital. Lá, você será examinada e o médico tomará as providências necessárias.

É melhor o parto normal ou a cesariana?


O parto normal tem sido aconselhado para todas as gestantes com boa saúde. Existem cursos pré-parto que ensinam exercícios físicos e respiratórios e orientam a futura mamãe sobre o momento de dar à luz. Com o acompanhamento de um obstetra de sua confiança, a mulher esclarecida enfrentará esse momento com tranqüilidade. No caso de algum problema, o próprio médico tomará a decisão de aconselhar a cesárea.

A anestesia oferece perigo?

Em caso de ser aconselhado o parto cirúrgico, ela deve fazer uma consulta com o anestesista para que este avalie sua história clínica.


Além do parto normal e da cesariana, existem outras formas pouco escolhidas: Leboyer, parto sentado, parto de cócoras, parto na água e parto de joelhos

Um comentário:

Unknown disse...

Estou com 29 semanas,e descobri hoje ao ir na minha obstetra,que meu utero deu uma mudada,estava com ele baixo e agora ja começou a se delatar.Estou apavorada,pq ainda nao ta na hora.O que devo saber e fazer alem do repouso ?